Acupunctura


A Acupunctura é uma das partes do todo daMedicina Chinesa, sendo uma das disciplinas mais importantes desta Medicina. Trata-se de uma técnica medicinal que consiste na colocação de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo com o fim de melhorar o estado de saúde.

A Acupunctura trata doenças diagnosticadas segundo as regras da Medicina Chinesa e usa-se a par de outras técnicas, como a Fitoterapia, a Massagem Energética (Tui Na), a Ginástica Energética (Qi Gong), a Moxibustão (o uso de um charuto de planta medicinal para aquecer os mesmos pontos que se usam com as agulhas), as ventosas (espécie de pequenos copos que são usados para fazer o efeito de sucção sobre os mesmo pontos da Acupunctura).

Viver o Pormenor
Para se fazer Acupunctura há que encontrar o ponto certo no corpo a fim de tratar o problema em causa. Depois de se encontrar esse ponto coloca-se uma agulha, muito fina, sobre esse ponto e deixa-se ficar durante cerca de 20 minutos (excepto indicação terapêutica diferente) numa sessão que deverá, inicialmente, ser repetida semanalmente (excepto indicação terapêutica diferente).


Estes pontos específicos do nosso corpo onde se colocam as agulhas encontram-se nos meridianos energéticos. Estes meridianos são as vias de circulação da energia no nosso corpo, e existem mapas seculares com a sua localização rigorosa.

A Acupunctura funciona porque se colocam as agulhas nesses pontos dos meridianos regularizando a energia. As doenças 
, para a Medicina Chinesa, são desequilíbrios energéticos e a Acupunctura é o principal meio para reorganizar a energia de forma a recuperar-se a saúde.

Moxibustão
A Moxibustão é outro dos métodos de tratamento da Medicina Chinesa, que usa os pontos de Acupunctura mas que pode ou não ser associada ao uso das agulhas. A Moxibustão, ao contrário do que se poderia pensar, não queima, só aquece o ponto onde se aproxima o charuto de moxibustão. Este charuto é manuseado pelo acupunctor, que o maneja durante o tratamento, a sua composição é uma planta há muito usada na China: a Artemísia, pois liberta pouco fumo e tem um cheiro intenso, mas agradável, e atinge uma temperatura muito alta sem fazer chama, apenas brasa.

As Sensações
Durante o tratamento de Acupunctura o paciente sente a impressão de quando se coloca a agulha, que não chega a ser uma sensação de dor porque é muito rápida e em nada semelhante a uma injecção. E nalguns casos sente depois um formigueiro ou calor, que são o efeito do tratamento. Estas sensações são naturais e, mesmo que possam causar algum desconforto em pessoas que sejam muito sensíveis, são sentidas apenas muito brevemente.

A Acupunctura é, no Ocidente, o ramo mais conhecido da Medicina Chinesa pois a colocação de agulhas no corpo humano transmite uma imagem de exotismo que fica registada na mente com facilidade. Todavia, é frequente as agulhas serem alvo de fobias, pelo que muitas pessoas optam por não recorrer à Medicina Chinesa com medo das agulhas de Acupunctura.
O que é desconhecido para a maioria destas pessoas é que a Acupunctura não causa dor. O acto, feito por um profissional, de inserir a agulha através da nossa pele é indolor. O que se sente é uma ligeira sensação, que varia de pessoa para pessoa e que está também associada à sensibilidade de cada pessoa e ao efeito que a agulha vai ter no próprio tratamento.
As sensações, já descritas acima,  passam por sentir o local aquecer, a impressão de formigueiro ou a impressão de um ínfimo esticão. Mas há muitos pontos de Acupunctura onde nem se sente rigorosamente nada.
Por outro lado, para quem sofra verdadeiramente de uma fobia às agulhas, estas podem sersubstituídas pelo laser. Este é um método utilizado há muito tempo em crianças, pois estas são menos tolerantes à visão da inserção de agulhas, e também porque há uma certa dificuldade em manter as crianças quietas durante o período de tempo de uma sessão de Acupunctura, que é de cerca de 20 minutos.
A inserção de agulhas promove a regulação da circulação energética, restabelecendo o seu equilíbrio, o que faz com que se restabeleça o estado de saúde do organismo. Este reequilíbrio da circulação energética pode ser feito tanto com as agulhas como com o laser.
Assim, é óbvio que o medo das agulhas já não impede ninguém de receber tratamentos de Medicina Chinesa.

Reiki

Reiki -O que é Reiki?

Reiki é a antiga arte tibetana de canalizar energia vital pela imposição das mãos, redescoberta no Japão, em meados do século passado, pelo Dr. Mikao Usui e introduzida na América (USA), por volta de 1940, pela Senhora Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.
A palavra japonesa "Reiki" poderá ser traduzida por "energia vital do universo" ou "força da energia vital do universo".
Os antigos sábios acreditavam que a energia envolvia e penetrava tudo o que vive. Hoje, cada vez mais pessoas, incluindo cientistas, estão convencidas de que assim é. O corpo utiliza energia vital para se reconstituir em caso de ferimentos ou doenças. Quando há redução ou bloqueio na circulação dessa energia, o corpo enfraquece, as funções vitais deixam de se processar ao ritmo apropriado e poderão aparecer desordens físicas ou mentais.
A energia vital é de suma importância e a sua carência poderá estar na origem de grande parte dos conflitos, grandes ou pequenos, com os quais somos confrontados no nosso dia a dia. Esses conflitos provêm da tentativa de desviar em proveito próprio, muitas vezes de forma inconsciente, energia vital de outros seres, humanos ou não, os quais, por sua vez, tentam defender-se.
As pessoas conflituosas são autênticos vampiros de energia vital.
A quantidade de energia vital existente no universo é ilimitada; se aprendermos a captá-la a partir dessa fonte inesgotável, podemos colmatar todas as nossas carências, quer sejam físicas, mentais, espirituais ou materiais.
Reiki é um dos métodos para captar essa energia. Não é o único; é, no entanto, um dos mais fáceis de praticar.


Reiki - Como funciona o Reiki?

Estamos vivos porque a força vital flui em nós e nutre os órgãos e células do nosso corpo. Quando esse fluxo é impedido ou reduzido, a actividade de um ou vários órgãos ou tecidos do corpo físico, fica debilitada.
O Reiki, ao fluir através das zonas afectadas, vai remover bloqueios e restabelecer o fluxo normal da energia vital que, por sua vez, reparará os órgãos danificados. Ao aumentar a frequência de vibração dos campos energéticos, dentro e à volta do corpo físico, quebra os campos de energias discordantes ou agressivas, acabando por destrui-los ou dissolvê-los.
Dessa forma, o Reiki limpa, reforça e restabelece os circuitos normais da energia, permitindo que a força vital circule de novo e desempenhe o seu papel de protecção e nutrição do organismo.


Reiki - Como é praticado?

Qualquer pessoa pode receber energia vital através do método Reiki e daí retirar benefícios substanciais.
Reiki é aplicado s no entem necessidade de retirar qualquer vestuário,anto, é aconselhável roupa confortável - se possível em tecido não sintético - para que o receptor se sinta bem.
O praticante limita-se a ser um canal pelo qual flúi a energia do Universo. Não dá nem transmite a sua própria energia ao receptor. Não intervém nem influencia directamente os resultados obtidos. Não tem qualquer poder para curar. Não consegue obrigar o receptor a aceitar energia se este, consciente ou inconscientemente, a recusar.
O receptor absorve a energia vital através do praticante. Só aspira as frequências e polaridades de que necessita em cada momento. O seu "Entendimento Interior" utilizará o complemento de energia assim disponível, para dissolver, rápida e suavemente, os bloqueios que, ao impedirem a livre circulação da energia vital, provocam entre outras coisas, dores e problemas agudos.




Tui Na



O que é a Tui Na?

A Tui Na é a massagem terapêutica chinesa.



Qual é a diferença da massagem ocidental?

A massagem ocidental é uma técnica de manipulação dos tecidos moles (pele, músculos).
A Tui Na é uma técnica de manipulação da energia, do sangue e dos líquidos.
É uma das disciplinas da Medicina Chinesa.

A Tui Na serve para quê?



Para aliviar a dor ou para recuperação da boa forma.

Para o alívio da dor é frequente recomendar a Tui Na nas seguintes patologias:
- lombalgias
- cervicalgias
- cintilárias
- tendinites
- cefaleias
- dores de costas
- dores abdominais

Para recuperar a boa forma, recomenda-se a Tui Na pelo seu efeito relaxante e/ou tonificante em caso de:
- excesso de cansaço
- excesso de stress/ansiedade/insónias
- problemas de trânsito intestinal (prisão de ventre)



Quanto tempo dura um tratamento de Tui Na?
Existem sessões de:
- 30 mn
- 60 mn
O mais usual são os tratamentos de 30 minutos.



Quantas sessões são precisas?

Depende dos casos.
Em alívio da dor pode ir de 1 a 2 sessões até 12 Sessões.
Na recuperação da boa forma, haverá ganho de bem estar a cada sessão.




A Tui Na substitui um tratamento de Acupunctura e Fitoterapia?

Não.
A Tui Na é uma técnica complementar à Acupunctura e Fitoterapia.
Pode ajudar a obter resultados mais rápidos no alívio da dor, mas, por norma, não consiste num tratamento de fundo para os desequilíbrios energéticos que dão origem às doenças.



Nutrição


Nutrição é a ciência que analisa os alimentos de acordo com a saúde. Esta tem evoluído do interesse das doenças clínicas causadas por deficiências de nutrientes, como o escorbuto (carência em vitamina C), até às doenças mais complexas, como as doenças cardíacas, diabetes e osteoporose. Actualmente a nutrição está baseada numa nova definição de saúde, ou seja, como “preventiva de doenças”, em que a alimentação tem um papel essencial.

O que devo comer?

Ao contrário de outras industrias, onde a tecnologia é o elemento chave, a força que comanda a industria alimentar são os factores humanos – o que os indivíduos querem comer. A maioria das pessoas ainda não sabe se um alimento é bom ou não para a sua saúde.

Para esclarecer esta situação há que ter em mente três pontos fundamentais acerca da ciência da nutrição. O primeiro é que é difícil estudar os efeitos nutricionais no sistema funcional complexo do corpo humano. O segundo é que a maioria das consequências dos hábitos alimentares menos saudáveis só são visíveis passados muitos anos, num período de tempo superior à duração dos estudos. 
Consequentemente, os resultados são extrapolados para situações de longa duração, o que aumenta o risco de erro.
Finalmente, muitas doenças chamadas doenças ocidentais são tão complexas que não se podem associar apenas a uma causa ou a um tratamento.

Reflexologia



O que é a Reflexologia?

A REFLEXOLOGIA é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar. A REFLEXOLOGIA é uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico. É também uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento.

A REFLEXOLOGIA é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostos num arranjo similar ao dos pés. Fenômeno da representação microcósmica de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na orelha e nas mãos. Todavia, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor.
A meta da REFLEXOLOGIA é o retorno do equilíbrio. O passo mais importante para isso é reduzir a tensão e induzir o relaxamento.

O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, a cura é possível. A massagem profissional dos pés vai mostrar quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não estão funcionando eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ótimo de saúde.

A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. Problemas de saúde podem ser detectados precocemente e o tratamento ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais sérios.

A REFLEXOLOGIA pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. O reflexologista não cura - somente o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a REFLEXOLOGIA ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa. Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a REFLEXOLOGIA atua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual.

A REFLEXOLOGIA tem...
Como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão ( Norman, 1991).Quando se fala em tensão, devemos lembrar que não se apresenta independente das emoções e sentimentos, ou seja, uma tensão também diz de uma parte psicológica a ser cuidada. Portanto a REFLEXOLOGIA é de grande auxílio nas psicoterapias trazendo material importante ao psicoterapeuta principalmente os de abordagem corporal e transpessoal.

Temos que lembrar que nossos pés suportam nosso peso durante todo o dia, portanto estão submetidos a uma pressão muito grande e sobretudo com sapatos não adequados, fazendo com que haja um desequilíbrio no nosso eixo de sustentação. Mexendo com todos os nossos músculos e articulações, mudando a nossa postura. Assim, podemos compreender melhor o quanto a reflexologia pode ser útil aos tratamentos de Quiropatia.

Normalmente as pessoas sentem muitas dores nos pés e sofrem numa constante tentativa de adaptação refletindo esta tensão aos músculos, principalmente nos joelhos e ombros aumentando assim a fadiga e irritabilidade. Abusamos de nossos pés, visto quanto bem nos faz, ficar com os pés livres, após um dia de trabalho.

Reflexos sensíveis à dor indicam quais partes do corpo estão congestionadas. Essa avaliação diz respeito apenas a partes do corpo "fora de equilíbrio", e não a distúrbios específicos. É importante ter consciência disso.Os reflexologistas não praticam medicina. Esse é o domínio dos médicos licenciados. Os reflexologistas nunca diagnosticam uma doença, nunca tratam uma doença específica nem prescrevem ou ajustam a dosagem de medicamentos.

CONCLUSÃO:
A REFLEXOLOGIA ajuda a eliminar problemas causados por doenças específicas. Ao trazer o corpo de volta a um estado de equilíbrio, o tratamento reflexológico pode combater diversas doenças. A REFLEXOLOGIA relaxa tensões, melhora a circulação sangüínea, oxigenação e o sistema nervoso, ajudando a equilibrar o organismo naturalmente.

Iridiologia

O que é a Iridiologia?



Iridiologia é uma ciência que não faz diagnósticos, mas que pressupõe o grau de inflamação do organismo, ou seja, os estágios agudos, crónicos e degenerativos, em que se encontram os diferentes órgãos, assim como as suas debilidades, permitindo assim uma avaliação segura do estado geral do organismo' (Dr. Bernard Jensen) 



Os olhos e o corpo humano 

O Diagnóstico da Íris* é o método que permite diagnosticar doenças, disfunções e alterações orgânicas pela simples observação da Íris – a parte colorida que é circundada pelo 'branco dos olhos'. Esse método permite a observação directa da íris sem recursos a técnicas especiais, embora uma lente de aumento devidamente ajustada a um foco luminoso produza melhores resultados.
É igualmente possível realizar o diagnóstico pela íris munido apenas de uma lente potente e uma pequena lanterna. É importante deixar claro que o diagnóstico da íris não é o estudo das doenças da íris ou dos olhos, mas sim de qualquer parte do corpo através da observação da íris. Esse estudo também não tem nada a ver com o exame do 'fundo do olho', que consiste no exame oftalmológico da retina, ou a parte posterior e profunda dos olhos, muito para lá da íris. O diagnóstico da íris fornece sinais que devem ser avaliados e interpretados segundo a sua localização na íris e obedecendo aos critérios da Iridologia. 

Os diversos órgãos do corpo através da íris 

Além das suas importantes funções visuais, a íris é responsável pela representação, na sua topografia, de todas as partes do organismo. Assim, qualquer alteração fisiológica determina modificações iridais correspondentes à região do órgão ou à parte alterada. Embora seja ainda uma teoria não aceite universalmente, a Iridologia entende que as modificações na íris surgem devido à comunicação directa do sistema nervoso central com esse órgão através do gânglio ciliar e da cadeia simpática. Qualquer alteração orgânica projecta, via sistema nervoso, uma modificação no padrão normal da textura e da cor da íris. 

A cor dos olhos 

Tanto o colorido como a textura e a densidade da íris podem fornecer informações importantes sobre a saúde da pessoa. 

As cores naturais básicas à íris são três: castanho, azul e cinzento. A íris castanha, que é a mais comum, indica a presença do pigmento denominado melanina, ou de outros pigmentos escuros depositados no estroma* iridal. Já a íris azul tem uma menor quantidade de pigmentos no estroma, deixando assim transparecer uma parte da última camada iridal, a camada retiniana*. A coloração cinzenta deve-se a uma compactação e estreitamento do estroma iridal, facto muito comum na velhice, e isso explica a mudança de coloração dos olhos das pessoas mais idosas. 

Como a íris reflecte as doenças 

Os sinais da íris são dinâmicos, mudando de cor e de aspecto conforme os processos de agravamento das doenças ou de recuperação do organismo. 

Uma íris normal caracteriza-se pela ausência de sinais, orifícios e sombras. Os sinais de degeneração verificadas no exame iridológico variam de coloração entre o branco e o negro, passando pelo cinzento-claro e pelo cinzento-escuro. Sinais de cor branca indicam um estágio inflamatório agudo de intensidade variada ou um acumular de material ácido. Marcas negras indicam um estágio crónico, degenerado e destrutivo, próprio das condições em que a doença determina perda ou degeneração dos tecidos, como no caso do cancro e outros tipos de tumores. Marcas de cirurgias e outras mutilações também podem surgir em forma de manchas escuras, mas sem grande profundidade, e geralmente com os bordos bem delimitados. 

*Íris – Membrana circular, retráctil, que ocupa o centro anterior do globo ocular, situada entre a córnea e a parte anterior do cristalino e provida de um orifício, a pupila. (É a íris que apresenta a cor dos olhos dos diferentes indivíduos e regula a quantidade de luz que penetra no olho.) 

*Estroma – Tecido conjuntivo que forma a substância básica, a estrutura de suporte, ou a matriz de um órgão. 

*Retiniana (Retina) – Membrana ocular interna, em que estão as células nervosas que recebem os estímulos luminosos, e onde se projectam as imagens produzidas pelo sistema óptico ocular.

Osteopatia



O que é a Osteopatia?

A Osteopatia é uma ciência terapêutica baseada na biomecânica de corpo. Trata-se de um processo de diagnóstico e Terapias Manuais das disfunções de mobilidade articular e tecidual, em geral no quadro da sua participação no aparecimento das doenças. Daí que a lesão de uma articulação seja uma composição de todas as variações de lesões individuais ou conjuntas. São ocasionadas por um factor, mecânico ou não, que causa ou predispõe à doença. De facto, a filosofia e princípios osteopáticos permitem a todos os níveis o cuidado na saúde, na prevenção e tratamento das doenças.

A Osteopatia reconhece que o Sistema Neuro-Músculo-Esquelético é importante e crucial na expressão total da vida, dado que o sistema neuromuscular está intimamente ligado a todos os outros sistemas do nosso corpo através do Sistema Nervoso; daí que, em Osteopatia, estrutura e função estejam intimamente ligadas. Uma anormalidade na estrutura do nosso corpo pode levar a uma disfunção que tanto se pode manifestar localmente como distante da estrutura lesada.
Para corrigir as lesões mecânicas o osteopata aplica manipulações terapêuticas que devem ser suaves e controladas. Estas manipulações podem ser dirigidas no sentido das articulações, músculos ou fáscias, ou serem orientadas para a circulação, drenagem linfática e restabelecimento dos impulsos nervosos. A alma da Osteopatia é o reconhecimento da capacidade que o corpo humano tem para se regenerar, com alguma ajuda externa para muitas patologias.
A Osteopatia é um conjunto de terapias manuais que corrigem os efeitos perversos vindos da estrutura óssea.
O tratamento requer um exame aprofundado do paciente e um diagnóstico cuidado que vai terminar no acto terapêutico osteopático.

Naturopatia

A Naturopatia


A Naturopatia é um sistema de cuidados de saúde preliminares, que utilizam ao máximo os recursos da natureza, ecologia, as terapias orientais e ocidentais com o objetivo de prevenir, manter, promover e recuperar a saúde, o bem estar e a qualidade de vida.

Alguns conceitos dizem que saúde é a ausência de doença e acaba tratando apenas os sintomas. Já, a Naturopatia entende o ser humano como único e integral, parte da natureza, e por isso homem e natureza são inseparáveis, quando isso não acontece chegam os desequilíbrios…no corpo, no meio ambiente….

A Naturopatia tem consciência  de que para o indivíduo sentir-se bem e estar plenamente saudável não é necessário apenas a  ausência de sintomas e os exames normais, mas sim um equilíbrio entre: corpo, mente e emoções.
Esta é a visão holística, que trata o ser humano como um todo, de forma integral e não partes do corpo ou sistemas como se fossem independentes.

Daí a necessidade de um tratamento específico a cada indivíduo, onde durante uma longa conversa o terapeuta investiga a vida do cliente buscando informações que muitas vezes o cliente não tem consciência  ou não consegue dizer.
A ficha de anamnese, indispensável a qualquer consulta, conta com perguntas sobre o histórico clínico da pessoa, tipo de alimentação, estilo de vida, cuidados e relação dela com o corpo, relacionamento familiar, amoroso e no trabalho; fora o diagnóstico através do pulso, língua, íris, constituição corporal. Tudo isso a fim de ajudar o terapeuta a descobrir a causa do desequilíbrio que está causando o mal estar ou a doença, para a partir daí indicar o melhor tratamento.

A Naturopatia entende que a doença percorre alguns caminhos até instalar-se fisicamente, e durante esse caminho vai dando sinais de que há algo errado. Os sintomas são alertas do corpo, tentativas de auto defesa, que se não forem entendidos vão permitindo a instalação cada vez mais profunda doença.

Também é entendido na Naturopatia o princípio de que qualquer ser da natureza, incluindo o Homem possui uma força vital, capaz de enfrentar e se recuperar de alguma doença  graças a homeostase, que é a tendência natural do organismo de se auto equilibrar. Ou seja o corpo está sempre buscando a saúde, o equilíbrio, embora muitas vezes não é o que a mente lhe transmite.
O poder de cura da natureza é auto organizado, inteligente e inerente aos seres vivos e os recursos da Naturopatia auxiliam nesse processo de volta ao equilíbrio.

Você é o autor da sua doença , assim como a criou ode acabar com ela  e curar-se, ou pelo menos contribuir muito ara isso, no entanto é necessariosaber o que o fez adoecer. Compreendido isso o precesso de cura é muito mais rápido e definitivo e não paleativo como tomar um remédio que elimine o sintoma, mas não a causa dele. Portanto o doente é participativo


O papel do naturopata é o mesmo de um educador, ele vai ajudar e ensinar seu cliente a identificar as causas de suas desarmonias e a melhor maneira de eliminar essas causas reestabelecendo a harmonia. Uma vez que o terapeuta possibilite que o indivíduo observe e entenda o seu corpo compreendendo os sinais e  a aprendendo como manter-se bem, o paciente poderá fazer pequenas mudanças que possam evitar que o desequilíbrio volte a ocorrer. Assim ele só vai visitar novamente o terapeuta a fim de manter seu bem estar, qualidade de vida e prevenir doenças, que é o maior objetivo da Naturopatia!

As práticas naturopáticas se baseiam em tratamentos e cuidados de ação bio-psico-fisiológicas que buscam reequilibrar as funções orgânicas e outras situações anormais existentes no organismo, proporcionando ao mesmo tempo as condições indispensáveis à manutenção e recuperação do seu  equilíbrio , no total respeito as leis naturais que regulam as funções do corpo humano.

Não pense que a Naturopatia parou no tempo e só utiliza técnicas milenares, cada vez mais a tecnologia vem sendo aliada aos tratamentos naturais unindo conhecimentos milenares como recursos modernos como aparelhos  eletromagnéticos e laser.
É pertinente referir que temos obtido óptimos resultados e até mesmo a cura de alguns cancros que para a medicina convencional já pouco ou nada havia a fazer.