Acupunctura


A Acupunctura é uma das partes do todo daMedicina Chinesa, sendo uma das disciplinas mais importantes desta Medicina. Trata-se de uma técnica medicinal que consiste na colocação de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo com o fim de melhorar o estado de saúde.

A Acupunctura trata doenças diagnosticadas segundo as regras da Medicina Chinesa e usa-se a par de outras técnicas, como a Fitoterapia, a Massagem Energética (Tui Na), a Ginástica Energética (Qi Gong), a Moxibustão (o uso de um charuto de planta medicinal para aquecer os mesmos pontos que se usam com as agulhas), as ventosas (espécie de pequenos copos que são usados para fazer o efeito de sucção sobre os mesmo pontos da Acupunctura).

Viver o Pormenor
Para se fazer Acupunctura há que encontrar o ponto certo no corpo a fim de tratar o problema em causa. Depois de se encontrar esse ponto coloca-se uma agulha, muito fina, sobre esse ponto e deixa-se ficar durante cerca de 20 minutos (excepto indicação terapêutica diferente) numa sessão que deverá, inicialmente, ser repetida semanalmente (excepto indicação terapêutica diferente).


Estes pontos específicos do nosso corpo onde se colocam as agulhas encontram-se nos meridianos energéticos. Estes meridianos são as vias de circulação da energia no nosso corpo, e existem mapas seculares com a sua localização rigorosa.

A Acupunctura funciona porque se colocam as agulhas nesses pontos dos meridianos regularizando a energia. As doenças 
, para a Medicina Chinesa, são desequilíbrios energéticos e a Acupunctura é o principal meio para reorganizar a energia de forma a recuperar-se a saúde.

Moxibustão
A Moxibustão é outro dos métodos de tratamento da Medicina Chinesa, que usa os pontos de Acupunctura mas que pode ou não ser associada ao uso das agulhas. A Moxibustão, ao contrário do que se poderia pensar, não queima, só aquece o ponto onde se aproxima o charuto de moxibustão. Este charuto é manuseado pelo acupunctor, que o maneja durante o tratamento, a sua composição é uma planta há muito usada na China: a Artemísia, pois liberta pouco fumo e tem um cheiro intenso, mas agradável, e atinge uma temperatura muito alta sem fazer chama, apenas brasa.

As Sensações
Durante o tratamento de Acupunctura o paciente sente a impressão de quando se coloca a agulha, que não chega a ser uma sensação de dor porque é muito rápida e em nada semelhante a uma injecção. E nalguns casos sente depois um formigueiro ou calor, que são o efeito do tratamento. Estas sensações são naturais e, mesmo que possam causar algum desconforto em pessoas que sejam muito sensíveis, são sentidas apenas muito brevemente.

A Acupunctura é, no Ocidente, o ramo mais conhecido da Medicina Chinesa pois a colocação de agulhas no corpo humano transmite uma imagem de exotismo que fica registada na mente com facilidade. Todavia, é frequente as agulhas serem alvo de fobias, pelo que muitas pessoas optam por não recorrer à Medicina Chinesa com medo das agulhas de Acupunctura.
O que é desconhecido para a maioria destas pessoas é que a Acupunctura não causa dor. O acto, feito por um profissional, de inserir a agulha através da nossa pele é indolor. O que se sente é uma ligeira sensação, que varia de pessoa para pessoa e que está também associada à sensibilidade de cada pessoa e ao efeito que a agulha vai ter no próprio tratamento.
As sensações, já descritas acima,  passam por sentir o local aquecer, a impressão de formigueiro ou a impressão de um ínfimo esticão. Mas há muitos pontos de Acupunctura onde nem se sente rigorosamente nada.
Por outro lado, para quem sofra verdadeiramente de uma fobia às agulhas, estas podem sersubstituídas pelo laser. Este é um método utilizado há muito tempo em crianças, pois estas são menos tolerantes à visão da inserção de agulhas, e também porque há uma certa dificuldade em manter as crianças quietas durante o período de tempo de uma sessão de Acupunctura, que é de cerca de 20 minutos.
A inserção de agulhas promove a regulação da circulação energética, restabelecendo o seu equilíbrio, o que faz com que se restabeleça o estado de saúde do organismo. Este reequilíbrio da circulação energética pode ser feito tanto com as agulhas como com o laser.
Assim, é óbvio que o medo das agulhas já não impede ninguém de receber tratamentos de Medicina Chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário