Nutrição


Nutrição é a ciência que analisa os alimentos de acordo com a saúde. Esta tem evoluído do interesse das doenças clínicas causadas por deficiências de nutrientes, como o escorbuto (carência em vitamina C), até às doenças mais complexas, como as doenças cardíacas, diabetes e osteoporose. Actualmente a nutrição está baseada numa nova definição de saúde, ou seja, como “preventiva de doenças”, em que a alimentação tem um papel essencial.

O que devo comer?

Ao contrário de outras industrias, onde a tecnologia é o elemento chave, a força que comanda a industria alimentar são os factores humanos – o que os indivíduos querem comer. A maioria das pessoas ainda não sabe se um alimento é bom ou não para a sua saúde.

Para esclarecer esta situação há que ter em mente três pontos fundamentais acerca da ciência da nutrição. O primeiro é que é difícil estudar os efeitos nutricionais no sistema funcional complexo do corpo humano. O segundo é que a maioria das consequências dos hábitos alimentares menos saudáveis só são visíveis passados muitos anos, num período de tempo superior à duração dos estudos. 
Consequentemente, os resultados são extrapolados para situações de longa duração, o que aumenta o risco de erro.
Finalmente, muitas doenças chamadas doenças ocidentais são tão complexas que não se podem associar apenas a uma causa ou a um tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário